NotíciasCadastro Único

Do Oiapoque ao Chuí sem pagar NADA: viaje DE GRAÇA com ajuda do CadÚnico todo mês!

Todos os meses, milhares de beneficiários do CadÚnico podem viajar de graça ou pagando metade do preço.

Para quem está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e busca maneiras de aproveitar ainda mais os benefícios oferecidos pelo governo, existe uma oportunidade que possibilita viajar por todo o Brasil de forma gratuita ou com grandes descontos.

Jovens de baixa renda podem usufruir desse recurso, que visa ampliar o acesso à cultura, lazer e educação, permitindo que eles explorem novas oportunidades e destinos sem comprometer seu orçamento.

O programa é uma maneira de garantir que direitos fundamentais sejam acessíveis a todos, especialmente àqueles que mais precisam. Portanto, é uma grande oportunidade de explorar locais e acumular experiências.

Você sabia que pode viajar de graça pelo Brasil? Veja como o CadÚnico ajuda nisso!
Você sabia que pode viajar de graça pelo Brasil? Veja como o CadÚnico ajuda nisso! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Como os cadastrados no CadÚnico podem viajar de graça?

A Identidade Jovem (ID Jovem) é um documento que possibilita aos jovens de baixa renda o acesso a uma série de benefícios, incluindo a garantia de vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual.

Instituída pelo Decreto nº 8.537 de 2015, a ID Jovem também oferece meia-entrada em eventos culturais e esportivos, proporcionando maior inclusão social. Jovens entre 15 e 29 anos podem solicitar o documento e, ao atenderem os requisitos, garantir seus direitos de mobilidade e acesso a eventos de entretenimento.

Regras para participar do programa ID Jovem:

  1. Idade entre 15 e 29 anos: O benefício é destinado exclusivamente a essa faixa etária.
  2. Renda familiar de até dois salários mínimos: A renda mensal total da família não pode ultrapassar esse limite.
  3. Cadastro no CadÚnico: É necessário estar inscrito no Cadastro Único, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
  4. Não é preciso ser estudante: O benefício é estendido a todos os jovens dentro da faixa etária e que atendam aos critérios de renda, independentemente de estarem matriculados em instituições de ensino.
  5. Possuir o Número de Identificação Social (NIS): O NIS é um dado essencial para acessar o benefício. Caso não saiba seu NIS, é possível encontrá-lo no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho.

Ao atender a essas condições, o jovem poderá se inscrever no programa e garantir os benefícios oferecidos pela ID Jovem. Essa iniciativa fortalece o acesso de milhões de brasileiros a serviços essenciais, como transporte e cultura, sem prejudicar seu orçamento.

Saiba mais: Inscritos no CadÚnico não pagam IPTU em 2025? Entenda a decisão!

Como pedir a carteirinha pelo CadÚnico?

Para obter a carteirinha do programa ID Jovem, o processo é simples e totalmente acessível a quem está inscrito no CadÚnico. Tudo pode ser feito de forma digital, sem a necessidade de deslocamento a postos de atendimento, o que facilita ainda mais o acesso ao benefício.

Ativando seu ID Jovem

  1. Baixar o aplicativo ID Jovem: Disponível para Android e iOS, o aplicativo oficial é a ferramenta mais rápida para obter o documento.
  2. Informar seu NIS: No momento de ativação, será solicitado o Número de Identificação Social (NIS), que é o mesmo utilizado no CadÚnico.
  3. Gerar a carteirinha digital: Após informar o NIS e validar os dados, o aplicativo gera a versão digital da ID Jovem. Não há necessidade de impressão, pois a carteirinha pode ser apresentada diretamente pelo celular.
  4. Atualizar os dados do CadÚnico, se necessário: Se o cadastro estiver desatualizado, é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar as informações antes de gerar a ID Jovem.
  5. Utilizar a ID Jovem em viagens e eventos: Com a carteirinha ativada, o jovem pode reservar vagas em viagens interestaduais ou utilizar o benefício de meia-entrada em eventos esportivos e culturais, bastando apresentar o documento no momento da compra ou embarque.

Esse processo simples permite que os jovens de baixa renda inscritos no CadÚnico tenham acesso a oportunidades de viajar e participar de atividades culturais, fortalecendo sua inclusão social e econômica.

Não perca: Mantenha o seu cadastro em dia e receba os benefícios do CRAS!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo