Quem tem o NIS terminado em 7,8,6,4,1,2,9,3,5 recebe PRESENTE do CadÚnico neste mês
O presente para inscritos do CadÚnico é concedido de maneira automática. Ou seja, não existe a necessidade de solicitação.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anunciou um super presente para os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
De acordo com a pasta, não há necessidade de inscrição no benefício. O simples fato de estar cadastrado no banco de dados do governo federal já faz com que o brasileiro tenha acesso ao programa.
Vale mencionar que o benefício já existe há décadas e ajuda a população brasileira em situação de vulnerabilidade social. Conhecer as regras é fundamental para ter acesso ao programa.
Inscritos no CadÚnico podem ter desconto na conta de luz; veja as regras
A energia elétrica é uma das despesas mais pesadas no orçamento das famílias brasileiras. Com a bandeira amarela em vigor este ano, a conta de luz ficou ainda mais cara, afetando especialmente as famílias de baixa renda.
Como funciona o desconto na conta de luz para os inscritos no CadÚnico?
Para ajudar essas famílias, o governo federal criou a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que oferece descontos na conta de luz.
O programa é destinado a brasileiros que recebem até meio salário mínimo per capita, além de pessoas registradas no CadÚnico e beneficiários do BPC.
Quais são os descontos do TSEE?
O TSEE oferece diferentes níveis de desconto. Famílias de baixa renda que consomem até 30 kWh têm direito a um desconto de 65%. Para consumos entre 31 e 100 kWh, o desconto é de 40%. Para consumos entre 101 e 220 kWh, o desconto é de 10%.
Já membros de comunidades indígenas ou quilombolas que consomem até 50 kWh recebem 100% de desconto.
Confira a tabela de desconto
Para famílias de baixa renda:
- Consumo de até 30 kWh: desconto de 65%;
- Consumo entre 31 e 100 kWh: desconto de 40%;
- Consumo entre 101 e 220 kWh: desconto de 10%.
Para membros de comunidades indígenas ou quilombolas:
- Consumo de até 50 kWh: desconto de 100%;
- Consumo entre 51 e 100 kWh: desconto de 40%;
- Consumo entre 101 e 220 kWh: desconto de 10%.
Como solicitar o desconto?
Para ter acesso ao benefício, é necessário que a família esteja inscrita no CadÚnico. A inscrição pode ser realizada em uma unidade do CRAS.
Após a inscrição, o desconto é concedido de forma automática. Caso contrário, a família deve contatar a companhia de energia elétrica para começar a receber o desconto na conta de luz.
- Leia também: Quem não ATUALIZAR cadastro até esta data pode PERDER o Bolsa Família
- Leia também: Não é só o Bolsa Família! Lista reúne TODOS os benefícios para inscritos no CadÚnico
- Leia também: Segredo para inscritos do CadÚnico NUNCA MAIS pagarem conta de luz é revelado pelo governo!
Confira outros benefícios para os inscritos no Cadastro Único
Além do desconto na tarifa de energia, o CadÚnico garante acesso a outros benefícios, como o Bolsa Família e o Vale Gás.
Para se inscrever, a família deve ter uma renda mensal de até R$ 218 por pessoa e realizar o cadastro em um posto de atendimento do município.
Como se inscrever no CadÚnico?
O cadastro no CadÚnico é gratuito e exige documentos como CPF de todos os membros da família, um documento com foto do responsável e um comprovante de residência.
A inscrição deve ser feita pessoalmente em um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ou posto de atendimento. Vale mencionar que o cadastro no banco de dados não garante o acesso aos benefícios sociais. É necessário se enquadrar em cada um deles para receber.