Notícias

200% off nestes boletos para idosos com 60+, reivindique AGORA!

Obter descontos sempre é algo excelente, sobretudo, quando os descontos são naquelas boletos que mais dão “dor de cabeça” para os pagantes. E pensando nisso, o Governo Federal acaba de decidir que dará descontos de até 200% nos boletos dos idosos com 60 anos ou mais de idade. Será uma grande ajuda para este público que em sua maioria, vivem em condições de vulnerabilidade social. Portanto, confira quais são estes boletos e como obter os descontos em questão.

Boletos
Grande desconto neste boleto | Crédito: cadunicobrasil.com.br / Jeane de Oliveira

Cadastro Único

O primeiro passo para obter os descontos é ter cadastro ativo no Cadastro Único, como é de conhecimento de todos, esta base de dados do Governo Federal funciona como uma espécie de “passaporte” para todos os demais programas sociais que estão ativos em território nacional. 

Para realizar o Cadastro, é preciso ir até o CRAS, com o documento de identificação com foto e com o comprovante de residência. Além disso, é necessário ter em mãos os CPFs de todos os moradores da residência.

Já os critérios de renda são bem explícitos, podem participar do programa brasileiros com renda de até meio salário mínimo, atualmente, este valor corresponde a R$ 706. Por isso, antes de ir realizar o Cadastro, é necessário ter todas as informações em mãos. 

Achando uma unidade do CRAS 

Para encontrar uma unidade do CRAS mais próxima, basta entrar no portal MOPS, após isso, preencher com o endereço correto, feito isso, basta pesquisar. Logo após, na tela, será possível visualizar todas as unidades do CRAS que ficam na região.

Caso o usuário queira, basta clicar na unidade de interesse, neste momento, deve aparecer o telefone e o endereço de cada CRAS, basta que o interessado vá presencialmente até o CRAS da região com os documentos citados na matéria. 

Como obter o super desconto de 200% no boleto?

O Desconto trata-se de dois benefícios do Governo, o primeiro é a Tarifa Social de Energia Elétrica, a famosa TSEE. Em alguns casos, é possível obter a isenção total do boleto de energia, em outras palavras, desconto de 100%. 

Já o segundo programa, é a carteirinha da pessoa idosa, onde oferta passagens interestaduais gratuitas, até 2 vagas por ônibus, para pessoas idosas, ou seja, desconto de 100% também neste boleto da companhia de ônibus.

Totalizando, dá 200% de desconto apenas nestes dois boletos. Essa decisão deve ajudar milhares de brasileiros neste ano e nos próximos também. 

TSEE

A Tarifa Social de Energia Elétrica existe há mais de duas décadas, através dela, os consumidores que estão na faixa de “baixa renda” podem usufruir de vários descontos na conta de energia. Lembrando, os descontos são de acordo com o consumo mensal, confira a tabela a seguir:

Outro ponto interessante é em relação a quem possui direito a isenção total, trata-se das famílias indígenas e quilombolas que estão presentes dentro do Cadastro Único, caso ela atenda os requisitos, o desconto pode chegar a 100%, de acordo com a tabela a seguir:

Para ter direito aos repasses, é preciso apenas que a família esteja dentro do Cadastro Único e respeite a renda per capita da base de dados do Governo, que é de até 1/2 do salário mínimo vigente. Além disso, também é possível contemplar idosos do BPC com 65 anos ou mais, além de pessoas com deficiência. 

Por fim, há uma peculiaridade, é possível contemplar também pessoas do CadÚnico que recebem até três salários por mês, desde que em seu núcleo familiar, tenha alguém com alguma doença ou deficiência cujo tratamento necessite de procedimento médico ou terapêutico que use energia elétrica. Lembrando, não é necessário solicitar a entrada no programa, ela é automática.

Carteira Da Pessoa Idosa

Por fim, há a carteira da pessoa idosa, cujo principal benefício para muitos, são as viagens gratuitas entre estados brasileiros. Lembrando, que são duas vagas por ônibus, já nas demais vagas, é concedido um desconto de 50% no valor das passagens. 

Para ter direito a carteira em questão, é preciso que o interessado tenha 60 anos ou mais e sua renda seja de até dois salários-mínimos, em outras palavras, a carteira assiste:

  • Brasileiros com 60 anos ou mais;
  • Com renda de até 2 salários;
  • Com inscrição ativa no CadÚnico. 

Uma grande novidade é a carteira da pessoa idosa digital, onde é possível tê-la pelo próprio celular. Mas caso o idoso não consiga tê-la em mãos, é possível obter as gratuidades apenas apresentando algum comprovante de renda válido. Para solicitá-la, basta acessar o site do Governo https://www.gov.br/pt-br/servicos/adquirir-carteira-do-idoso

Portanto, é desta maneira que os idosos estão conseguindo obter até 200% de desconto juntando estes dois boletos e as medidas citadas são apenas uma parte, dos esforços que o Governo Federal está realizando em prol do público da terceira idade. E como salientando, para obter maiores descontos na TSEE, é preciso economizar energia, então, confira este vídeo com dicas inéditas para a economia de energia elétrica

Leia também:

Diego Marques

Tenho 21 anos e sou de Sobral (cidade onde foi comprovada a teoria da relatividade em 1919), atualmente, estou terminando a faculdade de enfermagem e trabalhando na redação de artigos, através das palavras, busco ajudar o máximo de usuários possíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo