Notícias

Você mora sozinho e sua renda é inferior a R$ 706? Há uma VITÓRIA esperando por você HOJE!

Já se sentiu perdido com tantas informações sobre benefícios sociais? Então, esse texto é para você. Muitas pessoas não sabem que podem receber auxílio simplesmente se cadastrando no Cadastro Único.

E para isso, um dos principais critérios é que a renda per capita não seja superior a R$ 706, claro, isso em 2024, para o próximo o valor de corte deve ser um pouco superior, já que o salário mínimo também aumentará.

Ficar atento nestas regras é de suma importância, para que o benefício em questão continue ativo, por bastante tempo e que o interessado consiga aproveitar todas as vantagens vinculadas ao cadastro.

Dinheiro
Grande vitória para quem mora sozinho e a renda é inferior a 1/2 salário, confira! | Crédito: cadunicobrasil.com.br / Jeane de Oliveira

O que é o Cadastro Único?

O Cadastro Único identifica e caracteriza famílias de baixa renda em todo o Brasil. Ele coleta informações sobre endereço, escolaridade, trabalho e renda, facilitando a inclusão em programas sociais.

Além do governo federal, estados e municípios utilizam o Cadastro Único para conceder benefícios. Entre os principais programas estão Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida e Pé de Meia.

O cadastro oferece uma visão abrangente das famílias mais vulneráveis, ajudando a desenvolver novos programas e serviços eficientes.

Benefícios do Cadastro Único

Com o Cadastro Único, famílias de baixa renda podem acessar benefícios como o Bolsa Família e desconto na conta de luz. O valor varia conforme o perfil da família.

Para se cadastrar, a renda mensal deve ser de até meio salário-mínimo por pessoa. Famílias com renda superior podem ser incluídas em programas específicos.

Famílias tradicionais, como indígenas e quilombolas, também são contempladas. O lema do Cadastro Único é “Conhecer para incluir”.

Cadastro para quem mora sozinho

Sim, pessoas que moram sozinhas podem se cadastrar. No entanto, o governo está revisando os cadastros para evitar duplicidades. Muitos se cadastraram sozinhos, mas moram com a família.

Se for seu caso, cancele o cadastro online. Se mora sozinho de fato, vá ao posto do Cadastro Único e atualize seus dados.

Esse processo garante que os benefícios cheguem a quem realmente precisa.

Como se cadastrar no Cadastro Único

Qualquer família de baixa renda pode se cadastrar gratuitamente no Cadastro Único. Basta ir a um posto de atendimento com os documentos de todos os membros da família e um comprovante de residência.

O responsável pela família deve levar os CPFs de todos e a conta de luz. Cada pessoa deve ser cadastrada junto com sua família.

Esse cadastro é essencial para acessar diversos programas sociais.

Programas que usam o Cadastro Único

As famílias cadastradas podem acessar programas como o BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica e Carteira da Pessoa Idosa.

Muitos estados e municípios também utilizam o Cadastro Único para seus próprios programas. Verifique no CRAS local.

Leia também:

Programas como Água Para Todos e Isenção de Taxa em Concursos Públicos também utilizam o Cadastro Único.

Manter o cadastro atualizado é essencial para continuar recebendo os benefícios. Se houver mudanças na família, atualize os dados no posto de atendimento. Assim, os programas sociais continuam ajudando quem realmente precisa.

Diego Marques

Tenho 21 anos e sou de Sobral (cidade onde foi comprovada a teoria da relatividade em 1919), atualmente, estou terminando a faculdade de enfermagem e trabalhando na redação de artigos, através das palavras, busco ajudar o máximo de usuários possíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo