Acaba de ser lançada nova maneira de autenticação no portal Gov.br, confira
A integração do programa e-Cidadania com a plataforma gov.br trouxe mais segurança e praticidade para os brasileiros acessarem as ferramentas de participação popular oferecidas pelo Senado Federal.
Com essa nova parceria, é possível autenticar-se de maneira confiável e segura no portal e-Cidadania utilizando o gov.br.
Benefícios da Integração entre e-Cidadania e gov.br
O uso do gov.br para autenticação no portal e-Cidadania proporciona mais segurança e confiabilidade no acesso. Com mais de 157 milhões de brasileiros cadastrados no gov.br, a integração fortalece a participação popular nas consultas públicas, eventos interativos e ideias legislativas promovidas pelo Senado Federal.
Segundo Alisson Bruno, coordenador do e-Cidadania, essa parceria reforça o compromisso de oferecer uma plataforma mais segura e participativa ao cidadão, destacando os resultados positivos obtidos nas pesquisas do DataSenado.
Ferramentas de Participação
A plataforma e-Cidadania oferece três principais ferramentas de participação: Ideia Legislativa, Evento Interativo e Consulta Pública. A integração com o gov.br facilita o acesso a essas ferramentas, permitindo que mais brasileiros participem ativamente do processo legislativo.
Ideia Legislativa: Permite enviar e apoiar sugestões de alterações na legislação vigente ou criação de novas leis. Ideias com mais de 20 mil apoios são encaminhadas para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Evento Interativo: Facilita a participação em audiências públicas, sabatinas e outros eventos abertos, com transmissão ao vivo e espaço para comentários.
Consulta Pública: Permite opinar sobre projetos de lei, propostas de emenda à Constituição e outras proposições em tramitação no Senado até a deliberação final.
Confiança e Aceitação
A pesquisa realizada pelo DataSenado revelou um alto nível de aceitação e confiança na integração entre e-Cidadania e gov.br. Entre os entrevistados, 72% afirmaram que continuariam usando o e-Cidadania caso o uso da conta gov.br fosse obrigatório.
Além disso, 60% dos usuários se mostraram “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com o serviço, enquanto 59% se sentiram “seguros” ou “muito seguros” no acesso à plataforma.
Como Acessar o gov.br
Para acessar o gov.br, é necessário fazer o download do aplicativo ou utilizar um computador. Ao abrir a plataforma, digite seu CPF e clique em “continuar” para criar ou alterar sua conta. No primeiro acesso, preencha um formulário simples, validado pela Receita Federal ou INSS, para obter o nível bronze de segurança.
Se você esqueceu sua senha, o gov.br oferece opções para recuperação e aumento do nível de segurança. Usando o aplicativo, você pode facilmente avançar para o nível prata com biometria facial da CNH, login pelo banco ou se for servidor público federal.
Níveis de Segurança
- Nível Bronze: Cadastro básico com validação pela Receita Federal ou INSS.
- Nível Prata: Aumenta a segurança com biometria facial, login por banco ou ser servidor público.
- Nível Ouro: Máximo de segurança com reconhecimento facial baseado nos dados da Justiça Eleitoral ou QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou certificado digital compatível com a ICP-Brasil.
A integração do e-Cidadania com o gov.br facilita o acesso seguro e confiável às ferramentas de participação popular oferecidas pelo Senado Federal. Com uma conta no gov.br, você pode participar de consultas públicas, enviar ideias legislativas e interagir em eventos de maneira simples e prática.
Leia também:
- Pode comemorar! Saiba quais brasileiros podem fazer parte da Tarifa Social de água ainda HOJE
- Aproveite ainda HOJE todos os benefícios do Cartão de Crédito Caixa Tem
- Idosos terão aumento no salário? Confira esta grande notícia, valores são de até R$ 1.772
Mesmo que você tenha esquecido sua senha, o gov.br oferece maneiras fáceis de recuperação e aumento do nível de segurança para garantir que todos possam aproveitar esses benefícios.