Jovens têm direito a passagens DE GRAÇA por todo o Brasil: veja como ter acesso!
Os jovens que quiserem se aventurar para qualquer estado do país podem fazer isso de graça. O governo libera passagens gratuitas!
Viajar de graça pelo Brasil é um sonho possível para muitos jovens, especialmente para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade financeira.
Programas do governo têm buscado garantir que as juventudes brasileiras tenham acesso a oportunidades que ampliem suas vivências culturais, esportivas e educacionais.
A mobilidade, nesse contexto, é necessária, já que é ela que vai garantir que esses jovens cheguem aos destinos de seus sonhos, aproveitando tudo o que tiverem ao seu alcance.
Dessa forma, oportunidades de viagens gratuitas e descontos de 50% em transporte interestadual podem ser aproveitadas por jovens de várias partes do país, desde que sigam as regras estabelecidas.
Como os jovens podem conseguir passagens de graça?
Jovens entre 15 e 29 anos, de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, têm a chance de obter passagens de graça para viagens interestaduais.
Para que isso aconteça, é necessário que o jovem esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), podendo fazer parte automaticamente do ID Jovem.
Através do programa, duas vagas gratuitas são reservadas em cada veículo, trem ou embarcação de serviço convencional no sistema de transporte coletivo interestadual.
Caso essas vagas já estejam ocupadas, o jovem ainda tem direito a um desconto de pelo menos 50% nas demais passagens disponíveis.
Vale destacar que, além dessa facilidade para a aquisição de passagens, o programa oferece meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, como shows, cinema, teatro, jogos de futebol e outros eventos.
Isso significa que os jovens beneficiários do programa podem pagar metade do valor do ingresso em eventos que promovam cultura, lazer e esporte.
Saiba mais: Novo Benefício elevado para titulares do Bolsa Família com NIS de 0 a 9!
Como conseguir o ID Jovem?
Para emitir o ID Jovem, siga o passo a passo abaixo:
- Verifique se seus dados estão corretamente cadastrados no CadÚnico. Eles devem estar iguais aos do seu documento oficial.
- Caso haja divergências, procure o CRAS mais próximo para corrigir suas informações.
- Acesse o site oficial do ID Jovem ou baixe o aplicativo disponível para sistemas Android e iOS.
- Preencha os dados solicitados, como número do NIS, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.
- Clique na opção “emitir ID Jovem” para gerar sua carteirinha.
- Preencha as informações adicionais solicitadas para completar o processo.
Lembre-se de validar sua carteirinha
Por fim, é importante lembrar que você não está incluso automaticamente no ID Jovem: falta validar os dados. A validação do ID Jovem precisa ser feita a cada seis meses para garantir que o benefício continue ativo. Siga os passos para validar:
- Acesse o site oficial do ID Jovem.
- Faça login com os dados cadastrados no CadÚnico.
- Verifique se todos os seus dados estão atualizados.
- Revalide sua carteirinha clicando na opção correspondente.
- Caso haja alterações no CadÚnico, corrija as informações antes de revalidar.
Ao seguir esses passos e garantir que todos os dados estejam corretos, você poderá continuar usufruindo dos benefícios oferecidos pelo programa.
Veja outros: Pagamento antecipado do Bolsa Família surpreende! Beneficiários em Alerta!