O INSS divulgou as novas datas de pagamento do BPC, que devem ocorrer entre o final de setembro e começo de outubro. Confira o calendário.
O INSS é responsável por gerenciar a previdência social no Brasil, cuidando de benefícios como aposentadorias, pensões e auxílios. Além disso, a instituição garante a proteção social de milhões de brasileiros, oferecendo suporte aos mais vulneráveis.
Um dos benefícios oferecidos é o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Embora não seja previdenciário, ele é gerenciado pelo INSS. O calendário de pagamentos segue o mesmo cronograma de outros benefícios.
O BPC é garantido pela LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) e é um benefício social pago com recursos do Governo Federal, sem necessidade de contribuição. Compreender as regras é essencial para sacar o valor oferecido.
Como funciona o pagamento do BPC?
O governo divulgou o novo calendário de pagamentos do BPC. Como de costume, alguns beneficiários só receberão o valor no mês seguinte. Isso acontece porque o calendário segue a última semana do mês e a primeira semana do mês seguinte.
Quem pode receber o BPC?
O BPC é destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Para receber, é necessário ter uma renda mensal familiar de até ¼ do salário mínimo.
Como o INSS organiza os pagamentos?
O cronograma de pagamentos segue o número final do benefício, evitando atrasos e garantindo que os pagamentos sejam feitos na data correta. Os pagamentos de agosto foram finalizados na última sexta-feira (6).
Agora, o INSS vai para os pagamentos de setembro, que se iniciam no final do mês e terminam no começo de outubro. Veja:
- Final 1 recebe no dia 24 de setembro;
- Final 2 recebe no dia 25 de setembro;
- Final 3 recebe no dia 26 de setembro;
- Final 4 recebe no dia 27 de setembro;
- Final 5 recebe no dia 30 de setembro;
- Final 6 recebe no dia 01 de outubro;
- Final 7 recebe no dia 02 de outubro;
- Final 8 recebe no dia 03 de outubro;
- Final 9 recebe no dia 04 de outubro;
- Final 0 recebe no dia 07 de outubro.
Atendimento e suporte do INSS
O INSS oferece canais de atendimento para consulta ao calendário e esclarecimento de dúvidas. O aplicativo Meu INSS é uma ferramenta segura para verificar as informações. Acesse: https://meu.inss.gov.br/#/login
Leia também:
- CadÚnico revela Pix extra de até R$ 1 mil para estudantes em 2024!
- Atenção! Inscritos no CadÚnico já podem pedir a CNH gratuita
- Beneficiários do Bolsa Família e BPC poderão conquistar casa própria gratuitamente!
Confira os critérios do Benefício de Prestação Continuada
O BPC é destinado a brasileiros em situação de vulnerabilidade. Para muitos, esse benefício é a única fonte de renda, sendo essencial para a qualidade de vida.
Conforme já mencionado, para receber o BPC, é necessário ser idoso com mais de 65 anos ou PCD (Pessoa com Deficiência) de qualquer idade. O beneficiário deve estar inscrito no CadÚnico e ter uma renda familiar mensal de até meio salário mínimo per capita.
Como se inscrever no CadÚnico?
A inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) é fundamental para acessar diversos programas sociais do governo.
Para se inscrever, é necessário comparecer ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ou a um posto de atendimento do CadÚnico no município, fornecendo documentos pessoais e comprovando a renda familiar.
O CadÚnico é uma ferramenta essencial para identificar as condições socioeconômicas dos brasileiros. O banco de dados é a porta de entrada para o Bolsa Família e outros benefícios.
Por fim, o valor pago aos beneficiários do BPC corresponde ao piso do INSS. Ou seja, é de um salário mínimo, com reajustes anuais.