A revisão de benefícios do INSS está em andamento, e muitos podem ser afetados. Entenda como se preparar para evitar complicações no recebimento do BPC.
Atualmente, o INSS realiza um rigoroso processo de revisão nos benefícios concedidos, sobretudo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Assim sendo, mais de 500 mil beneficiários estão na lista de convocação do INSS, sendo orientados sobre a importância de regularizar seus cadastros.
De acordo com o INSS, aqueles que recebem o BPC e ainda não atualizaram seus dados devem tomar providências imediatamente. A visita de agentes do INSS a domicílios faz parte dessa operação, que busca confirmar a situação cadastral dos beneficiários.
Além disso, a ideia é assegurar que todos estejam devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Para quem recebeu a notificação do INSS, é fundamental estar atento aos prazos.
Caso o beneficiário não atenda ao chamado dentro do tempo estipulado, o depósito do benefício poderá ser suspenso até a regularização dos dados. Conheça os principais pontos sobre o processo e as medidas a serem tomadas para manter o benefício ativo.
Quais são os critérios para a Revisão do BPC pelo INSS?
Primeiramente, o foco da revisão atual do INSS é verificar a situação cadastral dos beneficiários que não estão inscritos no CadÚnico ou que têm dados desatualizados.
Esse cadastro é indispensável para a concessão e manutenção do BPC, destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Estar registrado no CadÚnico e manter os dados atualizados garante ao beneficiário o acesso contínuo ao BPC.
Atualmente, 505.018 beneficiários estão sendo convocados pelo INSS para realizar a inscrição ou atualização no CadÚnico.
Esse processo deve ser realizado em uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município do beneficiário.
Além disso, há outras 517.571 pessoas que devem atualizar seus dados cadastrais, pois estão sem alteração há mais de 48 meses. O INSS reforça que, sem essa atualização, os pagamentos do BPC podem ser interrompidos.
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Como faço para verificar a situação do BPC?
Ademais, o instituto oferece formas práticas de consulta para os beneficiários verificarem sua situação. A consulta pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS, onde o usuário deve:
- Acessar a opção “Revisão do BPC”;
- Inserir o CPF e clicar em “Consulta”;
- Visualizar se é necessário realizar a atualização cadastral.
Com esses passos, o beneficiário pode identificar rapidamente se deve comparecer ao CRAS para atualizar seus dados.
Caso o titular do BPC não realize a atualização dentro do prazo de 30 dias após a notificação, o pagamento será bloqueado.
O instituto destaca que o desbloqueio pode ser solicitado através de ligação para a Central 135, dentro do prazo de 45 ou 90 dias, dependendo do município.
Prazos e consequências para regularização do benefício
Por fim, o INSS alerta que, após o limite de 90 dias, caso o beneficiário não compareça para a atualização, o benefício poderá ser bloqueado em definitivo.
Para evitar esse problema, é importante que todos os beneficiários convocados respondam prontamente às solicitações do INSS.
A cartilha publicada pelo Instituto oferece uma visão detalhada dos benefícios que continuarão ativos, além das condições específicas para quem necessita atualizar o cadastro.
Por fim, o INSS recomenda atenção máxima às orientações e aos prazos indicados, garantindo que o recurso esteja disponível para aqueles que atendem aos requisitos necessários.
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