CRAS Teresina: Agendamento, Telefone, Endereço e Dúvidas
Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em Teresina, Piauí, são portas de entrada para diversos serviços sociais essenciais para a população.
Seja para atualização do Cadastro Único (CadÚnico), busca por programas sociais, acompanhamento familiar ou psicológico, ou esclarecimento de dúvidas, os CRAS estão à disposição da comunidade.
Índice – CRAS Teresina
Localização e Contato dos CRAS em Teresina
A cidade de Teresina conta com 19 CRAS distribuídos em todas as zonas da cidade. Para encontrar o mais próximo de você, acesse o site da Prefeitura Municipal de Teresina (https://pmt.pi.gov.br/) ou utilize o aplicativo “Busca CRAS” disponível nas lojas de aplicativos.
TERRITÓRIO NORTE
NORTE I “MARIA AVANI SOUSA DA SILVA
End: Rua Maria Venerana, nº 5639, Bairro Parque Wall Ferraz. Tel: (86) 3215-4155
NORTE II “CARLOS AUGUSTO RODRIGUES DA SILVA”
End: Rua Teodoro Castelo Branco, s/n, Bairro Mafrense. Tel: (86) 3217-4258
NORTE III “CASA SÃO FRANCISCO: CASA DAS FAMÍLIAS”
End: Rua Bárbara de Menezes, nº 5865, Vila São Francisco Norte. Tel: (86) 3214-2031
NORTE IV “CAMINHOS VERDES”
End: Estrada do São Vicente de Cima, PI 112 (Estrada que liga Teresina à União). Tel: (86) 3234-8110
NORTE V “VIEIRA TORANGA”
End: Av. Ministro Sérgio Mota, s/n, Bairro Parque Stael. Prédio do CEU NORTE. Tel: (86) 3219-3005
TERRITÓRIO SUL
SUL I “Ana Maria Rêgo”
End: Rua José Miguel Hadad, s/n, Conjunto Portal da Alegria, Bairro Porto Alegre. Tel: (86) 3219-2763
SUL II “IRMÃ DULCE”
End: Avenida Santa Madre Paulina, nº2250, Parque Eliane, Vila Irmã Dulce. Tel: (86) 3215-4214
SUL III “MARIA DE JESUS SOARES DIOCESANO”
End: Rua 63, nº2050, Bairro Promorar. Tel: (86) 3220-1384
SUL IV “ESPAÇO FAMÍLIA CIDADÔ
End: Rua São Raimundo, s/n, Bairro Redenção. Tel: (86) 3215-9316
SUL V “TERESA CRISTINA BRAGA DA SILVA”
End: Rua 05, nº 9211, Conjunto Jatobá II, Bairro Angelim II. Tel: (86) 3220- 9517
TERRITÓRIO LESTE
LESTE I “PEDRA MOLE”
End: Rua Timorante, nº 8371, Parque Anitta Ferraz, Bairro Cidade Jardim. Tel: (86) 3215-9215
LESTE II “VILA MARIA”
End: Rua 14, nº 511, Conjunto Vila Maria II, Escola Municipal Paulo Nunes. Tel: (86) 3231-4211
LESTE III “FORTALECENDO VÍNCULOS”
End: Rua Missionária Lurdes Vaz, nº 6560, Casa 17, Bairro Vale do Gavião. Tel: (86) 3234-3576
LESTE IV “SEMEANDO DIREITOS”
End: Avenida João Leitão, nº 3591, Bairro Piçarreira I. Tel: (86) 3233-7101
LESTE V “VERDES COCAIS”
End: Sítio Santa Inácia, PI 113, KM 13, Santa Teresa, zona Rural. Tel: (86) 3231-2610
TERRITÓRIO SUDESTE
SUDESTE I “CASA DOS DIREITOS”
End: Rua Bernardo da Paz, s/n, Bairro Extrema. Tel: (86) 3215-7648
SUDESTE II “DIRCEU ARCOVERDE”
End: Rua 09, nº 2539, Bairro Dirceu I. Tel: (86) 3236-2626
SUDESTE III “CASA DA CIDADANIA”
End: Rua Canastra, nº 2714, Bairro Monte Horebe. Tel: (86) 3237-4191
SUDESTE IV “CIDADANIA EM CAMPO”
End: Imobiliária Verdecap III, Usina Santana, Estrada da Usina Santana, s/n. Tel: (86) 3235-9800
Agendamento
O agendamento para atendimento presencial nos CRAS de Teresina pode ser feito de três maneiras:
- Online: Através do site da Prefeitura Municipal de Teresina ou aplicativo “Busca CRAS”.
- Telefone: Ligue utilizando o número disponível no site da prefeitura ou aplicativo.
- Presencialmente: Dirija-se ao CRAS mais próximo de você durante o horário de atendimento.
Serviços Oferecidos
Os CRAS oferecem uma ampla gama de serviços à população, incluindo:
- Acompanhamento familiar e individual: Orientação e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social.
- Bolsa Família e outros programas sociais: Auxílio na inscrição, atualização de dados e acompanhamento do recebimento de benefícios.
- CadÚnico: Inscrição, atualização de dados e acompanhamento da situação cadastral.
- Serviços socioeducativos: Atividades para crianças e adolescentes, como oficinas, palestras e grupos de apoio.
- Psicologia e serviço social: Atendimento individual e familiar para diversas situações.
- Encaminhamento para outros serviços: Orientação e direcionamento para outros órgãos e instituições da rede de atendimento social.
Cadastro Único (CadÚnico)
O CadÚnico é o portal de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Auxílio Brasil e Tarifa Social de Energia Elétrica. Para se inscrever no CadÚnico ou atualizar seus dados, é necessário procurar o CRAS mais próximo de sua residência com documentos pessoais de todos os membros da família.
Programas Sociais
Os CRAS oferecem orientação e acompanhamento para diversos programas sociais do Governo Federal, Estadual e Municipal, como:
- Bolsa Família: Programa de transferência de renda direcionado às famílias em situação de extrema pobreza.
- Auxílio Brasil: Programa de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família em 2021.
- Tarifa Social de Energia Elétrica: Desconto na conta de luz para famílias de baixa renda.
- Auxílio Moradia: Programa de apoio ao pagamento do aluguel para famílias em situação de vulnerabilidade social.
- Bolsa Creche: Programa que garante o custeio de creches para famílias de baixa renda.
Quais documentos são necessários para atendimento no CRAS?
Para atendimento, geralmente é necessário apresentar documentos pessoais de todos os membros da família, como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência. Consulte o CRAS de sua preferência para obter informações precisas sobre a documentação necessária para cada serviço.
Qual o horário de atendimento?
O horário de atendimento dos CRAS varia de acordo com a unidade. Em geral, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É recomendável entrar em contato com o CRAS escolhido para confirmar o horário de funcionamento específico.
Tenho dúvidas sobre um programa social específico. Posso esclarecê-las no CRAS?
Sim. Os profissionais dos CRAS estão capacitados para orientar a população sobre diversos programas sociais. Leve o nome do programa sobre o qual possui dúvidas e os atendentes poderão te explicar detalhes como elegibilidade, documentação necessária e formas de inscrição.
Existe atendimento online nos CRAS?
Alguns CRAS oferecem serviços online, como consulta de situação cadastral do CadÚnico ou agendamento de atendimento presencial. A disponibilidade e o tipo de serviço online variam de acordo com a unidade. Acesse o site da Prefeitura Municipal de Teresina ou o aplicativo “Busca CRAS” para obter informações atualizadas.
Canais de Atendimento
- Site da Prefeitura Municipal de Teresina: https://pmt.pi.gov.br/
- Aplicativo “Busca CRAS”
- Telefone: (86) 3228-4593 (atendimento geral da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Promoção da Igualdade – Semcaspi)
Lembre-se: É importante sempre manter seus dados atualizados no CadÚnico para garantir o acesso aos benefícios sociais.
Esperamos que este artigo tenha sido útil!