Cadastro Único

CRAS Teresina (PI): Agendamento, telefone, endereço e dúvidas

Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em Teresina, Piauí, são portas de entrada para diversos serviços sociais essenciais para a população.

Seja para atualização do Cadastro Único (CadÚnico), busca por programas sociais, acompanhamento familiar ou psicológico, ou esclarecimento de dúvidas, os CRAS estão à disposição da comunidade.

CRAS Teresina

Localização e Contato dos CRAS em Teresina

A cidade de Teresina conta com 19 CRAS distribuídos em todas as zonas da cidade. Para encontrar o mais próximo de você, acesse o site da Prefeitura Municipal de Teresina (https://pmt.pi.gov.br/) ou utilize o aplicativo “Busca CRAS” disponível nas lojas de aplicativos.

TERRITÓRIO NORTE

NORTE I “MARIA AVANI SOUSA DA SILVA

End: Rua Maria Venerana, nº 5639, Bairro Parque Wall Ferraz. Tel:  (86) 3215-4155

NORTE II “CARLOS AUGUSTO RODRIGUES DA SILVA”

End: Rua Teodoro Castelo Branco, s/n, Bairro Mafrense. Tel: (86) 3217-4258

NORTE III “CASA SÃO FRANCISCO: CASA DAS FAMÍLIAS”

End: Rua Bárbara de Menezes, nº 5865, Vila São Francisco Norte. Tel: (86) 3214-2031

NORTE IV “CAMINHOS VERDES”

End: Estrada do São Vicente de Cima, PI 112 (Estrada que liga Teresina à União). Tel: (86) 3234-8110

NORTE V “VIEIRA TORANGA”

End: Av. Ministro Sérgio Mota, s/n, Bairro Parque Stael. Prédio do CEU NORTE. Tel: (86) 3219-3005

TERRITÓRIO SUL

SUL I “Ana Maria Rêgo”

End: Rua José Miguel Hadad, s/n, Conjunto Portal da Alegria, Bairro Porto Alegre. Tel: (86) 3219-2763

SUL II “IRMÃ DULCE”

End: Avenida Santa Madre Paulina, nº2250, Parque Eliane, Vila Irmã Dulce. Tel: (86) 3215-4214

SUL III “MARIA DE JESUS SOARES DIOCESANO”

End: Rua 63, nº2050, Bairro Promorar. Tel: (86) 3220-1384

SUL IV “ESPAÇO FAMÍLIA CIDADÔ

End: Rua São Raimundo, s/n, Bairro Redenção. Tel: (86) 3215-9316

SUL V “TERESA CRISTINA BRAGA DA SILVA”

End: Rua 05, nº 9211, Conjunto Jatobá II, Bairro Angelim II. Tel: (86) 3220- 9517 

TERRITÓRIO LESTE

LESTE I “PEDRA MOLE”

End: Rua Timorante, nº 8371, Parque Anitta Ferraz, Bairro Cidade Jardim. Tel: (86) 3215-9215

LESTE II “VILA MARIA”

End: Rua 14, nº 511, Conjunto Vila Maria II, Escola Municipal Paulo Nunes. Tel: (86) 3231-4211

LESTE III “FORTALECENDO VÍNCULOS”

End: Rua Missionária Lurdes Vaz, nº 6560, Casa 17, Bairro Vale do Gavião. Tel: (86) 3234-3576

LESTE IV “SEMEANDO DIREITOS”

End: Avenida João Leitão, nº 3591, Bairro Piçarreira I. Tel: (86) 3233-7101

LESTE V “VERDES COCAIS”

End: Sítio Santa Inácia, PI 113, KM 13, Santa Teresa, zona Rural. Tel: (86) 3231-2610

TERRITÓRIO SUDESTE

SUDESTE I “CASA DOS DIREITOS”

End: Rua Bernardo da Paz, s/n, Bairro Extrema. Tel: (86) 3215-7648

SUDESTE II “DIRCEU ARCOVERDE”

End: Rua 09, nº 2539, Bairro Dirceu I. Tel: (86) 3236-2626

SUDESTE III “CASA DA CIDADANIA”

End: Rua Canastra, nº 2714, Bairro Monte Horebe. Tel: (86) 3237-4191

SUDESTE IV “CIDADANIA EM CAMPO”

End: Imobiliária Verdecap III, Usina Santana, Estrada da Usina Santana, s/n. Tel: (86) 3235-9800

CRAS Teresina

Agendamento

O agendamento para atendimento presencial nos CRAS de Teresina pode ser feito de três maneiras:

  • Online: Através do site da Prefeitura Municipal de Teresina ou aplicativo “Busca CRAS”.
  • Telefone: Ligue utilizando o número disponível no site da prefeitura ou aplicativo.
  • Presencialmente: Dirija-se ao CRAS mais próximo de você durante o horário de atendimento.

Serviços Oferecidos

Os CRAS oferecem uma ampla gama de serviços à população, incluindo:

  • Acompanhamento familiar e individual: Orientação e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social.
  • Bolsa Família e outros programas sociais: Auxílio na inscrição, atualização de dados e acompanhamento do recebimento de benefícios.
  • CadÚnico: Inscrição, atualização de dados e acompanhamento da situação cadastral.
  • Serviços socioeducativos: Atividades para crianças e adolescentes, como oficinas, palestras e grupos de apoio.
  • Psicologia e serviço social: Atendimento individual e familiar para diversas situações.
  • Encaminhamento para outros serviços: Orientação e direcionamento para outros órgãos e instituições da rede de atendimento social.

Cadastro Único (CadÚnico)

O CadÚnico é o portal de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Auxílio Brasil e Tarifa Social de Energia Elétrica. Para se inscrever no CadÚnico ou atualizar seus dados, é necessário procurar o CRAS mais próximo de sua residência com documentos pessoais de todos os membros da família.

Programas Sociais

Os CRAS oferecem orientação e acompanhamento para diversos programas sociais do Governo Federal, Estadual e Municipal, como:

  • Bolsa Família: Programa de transferência de renda direcionado às famílias em situação de extrema pobreza.
  • Auxílio Brasil: Programa de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família em 2021.
  • Tarifa Social de Energia Elétrica: Desconto na conta de luz para famílias de baixa renda.
  • Auxílio Moradia: Programa de apoio ao pagamento do aluguel para famílias em situação de vulnerabilidade social.
  • Bolsa Creche: Programa que garante o custeio de creches para famílias de baixa renda.

Quais documentos são necessários para atendimento no CRAS?

Para atendimento, geralmente é necessário apresentar documentos pessoais de todos os membros da família, como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência. Consulte o CRAS de sua preferência para obter informações precisas sobre a documentação necessária para cada serviço.

Qual o horário de atendimento?

O horário de atendimento dos CRAS varia de acordo com a unidade. Em geral, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É recomendável entrar em contato com o CRAS escolhido para confirmar o horário de funcionamento específico.

Tenho dúvidas sobre um programa social específico. Posso esclarecê-las no CRAS?

Sim. Os profissionais dos CRAS estão capacitados para orientar a população sobre diversos programas sociais. Leve o nome do programa sobre o qual possui dúvidas e os atendentes poderão te explicar detalhes como elegibilidade, documentação necessária e formas de inscrição.

Existe atendimento online nos CRAS?

Alguns CRAS oferecem serviços online, como consulta de situação cadastral do CadÚnico ou agendamento de atendimento presencial. A disponibilidade e o tipo de serviço online variam de acordo com a unidade. Acesse o site da Prefeitura Municipal de Teresina ou o aplicativo “Busca CRAS” para obter informações atualizadas.

Canais de Atendimento

  • Site da Prefeitura Municipal de Teresina: https://pmt.pi.gov.br/
  • Aplicativo “Busca CRAS”
  • Telefone: (86) 3228-4593 (atendimento geral da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Promoção da Igualdade – Semcaspi)

Lembre-se: É importante sempre manter seus dados atualizados no CadÚnico para garantir o acesso aos benefícios sociais.

Esperamos que este artigo tenha sido útil!

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo