CadÚnico “TRIPLO”: R$ 1,8 mil em 2 meses para inscrições novas e antigas
No Brasil, há uma grande força na vertente de programas sociais, que visam ajudar a população mais vulnerável da sociedade através de diversos benefícios. Todavia, para recebê-los, é preciso ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico), que é a base de dados do Governo Federal. E para a surpresa de muitos, será possível garantir mais de R$ 1,8 mil nas próximas semanas, basta ter o cadastro atualizado e atender certos requisitos, confira.
Como se cadastrar no CadÚnico?
O cadastro no cadúnico é feito de forma presencial, todavia, ao realizar o download do aplicativo Cadastro Único, é possível realizar uma espécie de cadastro prévio e somente após isso ir ao CRAS realizar a confirmação de todas as informações. Os aptos a estarem dentro da base de dados são aqueles brasileiros que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo vigente.
Ao atender aos critérios de renda, o responsável familiar deve ir ao CRAS, portando um documento com foto, um exemplo válido, é o RG, além do comprovante de residência. Lembrando, ele deve levar os documentos de todos os membros da casa, no caso, o CPF.
Por fim, basta realizar o cadastro e após isso esperar a confirmação da inscrição. Lembrando que, uma vez cadastrado, é importante sempre manter o CadÚnico com informações atuais, o prazo é de até 24 meses para atualizar.
Como achar uma unidade do CRAS?
Como dito anteriormente, o procedimento de inscrição deve ser feito na unidade do CRAS mais próxima, contudo, nem todos sabem onde fica a unidade mais próxima, para saber disso, basta seguir o passo a passo a seguir:
- Entre no site MOPS (https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/);
- Na parte superior, clique em “alterar local”;
- Agora preencha com o seu estado e cidade;
- Pronto, agora basta confirmar.
Ao clicar no CRAS, será possível visualizar o endereço atualizado e o respectivo telefone para contato.
Garantindo R$ 1,8 mil do Governo
É importante entender que não é tão fácil receber R$ 1,8 mil de uma só vez do Governo Federal, isso pode ocorrer? sim, mas em casos bem específicos. Como nas famílias que estão aptas ao BPC e também recebem o Bolsa Família. Mas como nem todas famílias se enquadram na situação anterior, é possível garantir o repasse através de outros programas.
Basicamente, trata-se da somatória de três programas sociais diferentes, o interessante, é que na maioria das vezes, quem está apto em um programa, também preenche os requisitos dos demais programas sociais. Portanto, a vinculação é totalmente válida.
Os programas em questão são: Bolsa Família, Auxílio Gás e Pé-de-meia. Ambos programas são de transferência de renda, sendo que o último, possui um caráter “incentivador”, para que os jovens consigam continuar na escola.
Entenda como é possível obter uma somatória de R$ 1,8 mil ou mais
O Bolsa Família paga todos os meses, pelo menos, R$ 600. Mas cada membro precisa receber obrigatoriamente R$ 142 todos os meses. (Sim, caso na casa haja 10 membros, o valor total será de R$ 1.420, pelo menos). Para ter direito ao repasse, é necessário que a renda per capita da família não seja superior a R$ 218.
Já o auxílio gás realiza o repasse bimestral no valor de R$ 102 (em média) que é o equivalente ao valor integral de um botijão de gás. Vale lembrar que para receber o benefício, é preciso ter inscrição no CadÚnico e a renda mensal não pode ser superior a meio salário mínimo, além disso, pessoas do BPC também podem participar do benefício.
Por fim, há o pé-de-meia, que contempla alunos do ensino médio e do ensino de jovens e adultos (EJA) com idade entre 14 e 24 anos. Todos os meses, é repassado um valor de R$ 200 por mês, para incentivar a frequência escolar, totalizando R$ 1.800 por ano, além disso, todos os anos, um depósito é efetuado na conta de cada aluno, no valor de R$ 1 mil, mas ele só pode ser movimentado após a conclusão do ensino médio.
Vale salientar que antes, o programa priorizava apenas inscritos no Bolsa Família, todavia, o atual presidente Lula realizou uma mudança importante no programa e salientou:
“Quando nós anunciamos o Pé-de-Meia, a linha de corte era o cadastro do Bolsa Família e ficou de fora o cadastro do Cad [CadÚnico]. Então, nós, agora, resolvemos aumentar e colocar a linha de corte no CadÚnico e vão entrar, parece, mais 1,2 milhão de meninos e meninas no Pé-de-Meia”.
Lula
Somatório dos repasses e calendário de pagamentos
Como explicado, o Bolsa Família paga pelo menos, R$ 600 todos os meses e o calendário de pagamentos deste ano é:
Vale lembrar que o calendário do programa auxílio gás segue o mesmo cronograma do Bolsa Família, todavia, ele é pago apenas de forma bimestral. O próximo repasse está previsto para o mês de junho.
Por fim, o cronograma do programa pé-de-meia, que repassa todos os meses o valor de R$ 200, o cronograma é:
E após realizar a somatória, é possível obter mais de R$ 1,8 mil nos próximos dois meses:
R$ 600 do Bolsa Família (durante dois meses totaliza R$ 1.200), R$ 102 do Auxílio Gás e R$ 200 do pé-de-meia (durante dois meses totaliza R$ 400). Por fim, conta com os adicionais que o Bolsa Família proporciona, fechando valores superiores a R$ 1,8 mil.
Leia também:
- Dúvidas sobre o Bolsa Família? Chama no zap! Confira este número exclusivo do Governo
- Alerta geral para famílias do Bolsa Família com crianças de 4 a 6 anos, confira
- Anote o nome de todos que moram com você e saiba se você pode receber EXTRA do Governo HOJE (27/05)
Como Saber se Seus Dados Precisam ser Atualizados
Para determinar quando seus dados necessitam de atualização, utilize o aplicativo Cadastro Único. Se o aplicativo exibir uma mensagem verde, significa que seu cadastro está atualizado e nenhuma ação é necessária.
Se a mensagem for amarela, isso indica que seu cadastro está prestes a ficar desatualizado. Nesse caso, você deve ir a um posto de atendimento do Cadastro Único para atualizar suas informações, se houver mudanças.
Caso a mensagem seja vermelha, seu cadastro já está desatualizado e é essencial realizar a atualização o quanto antes. Vá até um posto de atendimento do Cadastro Único para atualizar suas informações, se necessário.
Encerramento da Conta Caixa Tem e Recebimento de Benefícios Sociais
Se você decidir encerrar sua conta Caixa Tem, ainda poderá receber os benefícios sociais a que tem direito. De acordo com a Lei 14.075/2020, caso você tenha direito a um benefício social pago por meio da conta Poupança Social Digital da Caixa Tem, uma nova conta será aberta automaticamente para o recebimento dos valores.
Isso garante que você não perca o acesso aos benefícios devido ao encerramento da conta. No entanto, se você não está mais recebendo benefícios sociais, não é necessário encerrar a conta, pois você pode continuar a utilizá-la normalmente sem nenhum problema.
Direitos após Atualização Cadastral no CAIXA Tem
Se você realizar a Atualização Cadastral no CAIXA Tem, continuará a ter acesso aos serviços da Conta Poupança Social Digital. A conta Poupança CAIXA Tem mantém as mesmas condições da conta Poupança Social Digital, sem cobrança de tarifa mensal de manutenção.
Os serviços básicos gratuitos incluem: até dois saques mensais (sem cartão, em caixas eletrônicos, Lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui Transacionais); até três transferências mensais para outros bancos; transferências ilimitadas para contas da CAIXA; transferências e recebimentos ilimitados via Pix; e até dois extratos mensais dos últimos trinta dias. Portanto, a atualização cadastral não compromete os serviços gratuitos que você já possui.
Utilidade da Opção “Atualize o seu cadastro” no CAIXA Tem
A opção “Atualize o seu cadastro” disponível no aplicativo CAIXA Tem permite aos usuários atualizarem suas informações cadastrais para transformar sua Poupança Social Digital em uma Poupança CAIXA Tem. Esta nova conta é totalmente gratuita, continua a receber benefícios sociais e possui mais funcionalidades.
A Poupança CAIXA Tem não tem o limite de movimentação mensal de R$ 5.000,00, além de permitir acesso a outros produtos e serviços, como empréstimos e cartões de crédito. A atualização dos dados é feita diretamente no aplicativo, sem a necessidade de comparecimento a uma agência bancária.
Como Utilizar o Botão “Postos de Atendimento” no Aplicativo Cadastro Único
O botão “Postos de Atendimento” no aplicativo Cadastro Único foi desenvolvido para ajudar os usuários a encontrarem postos de atendimento do Cadastro Único próximos de sua localização. Com essa funcionalidade, é possível realizar uma busca eficiente e rápida por diversos postos, garantindo que as famílias possam acessar os serviços do Cadastro Único com maior comodidade. Assim, os usuários podem facilmente identificar o posto mais conveniente para atualizar seus dados ou obter qualquer tipo de assistência necessária.