NotíciasBolsa Família

Beneficiários do Bolsa Família que não fizerem ISTO podem ficar SEM pagamento em novembro; cuidado!

Os beneficiários do Bolsa Família devem voltar sua atenção às regras neste início de mês para não perderem o benefício.

Com o avanço digital e a crescente utilização de aplicativos para receber benefícios sociais, surgem novas vulnerabilidades que podem impactar a segurança dos beneficiários do Bolsa Família.

Atualmente, o aplicativo Caixa Tem, amplamente utilizado para o recebimento desses benefícios, tem sido alvo de fraudes que ameaçam a integridade e a segurança financeira dos usuários.

No final de outubro de 2024, a Caixa Econômica Federal alertou sobre o aumento de golpes relacionados ao Caixa Tem, o que gerou dúvidas sobre a segurança da plataforma e a necessidade de maior proteção por parte dos beneficiários.

Dessa forma, conhecer as medidas de segurança e as alternativas disponíveis torna-se, portanto, indispensável para evitar problemas financeiros e garantir o acesso ao benefício.

Os beneficiários do Bolsa Família precisam cuidar dos pagamentos ou podem perdê-los em novembro.
Os beneficiários do Bolsa Família precisam cuidar dos pagamentos ou podem perdê-los em novembro. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Novo golpe rouba dinheiro do Bolsa Família

Nos últimos meses, cresceu significativamente o número de golpes envolvendo o Caixa Tem, prejudicando tanto beneficiários quanto as próprias autoridades. Criminosos têm adotado técnicas de engenharia social e utilizando vazamentos de dados para acessar contas de usuários, o que facilita o roubo de quantias destinadas ao Bolsa Família.

Com essa ameaça crescente, a Caixa Econômica Federal orienta os beneficiários a tomar medidas imediatas caso identifiquem qualquer irregularidade em suas contas. Quando se torna vítima de um golpe, o primeiro passo é contatar a Caixa, seja em uma agência física ou pela central de atendimento, para registrar a ocorrência.

Esse contato inicial possibilita a abertura de uma investigação que, se confirmar a fraude, pode garantir a restituição do valor perdido. Além disso, esse processo é fundamental para fortalecer a segurança de outros usuários, criando um ambiente de uso mais confiável para o aplicativo.

Dessa forma, a Caixa orienta os beneficiários a ficarem atentos e a reportarem imediatamente qualquer tentativa suspeita de acesso ou movimentação não reconhecida em suas contas, prevenindo que golpes futuros sejam igualmente prejudiciais.

Saiba mais: Por essa ninguém esperava! Reviravolta vai permitir sacar o 13º do Bolsa Família em 2024? Entenda

Como se proteger para não ficar sem dinheiro?

Para evitar cair em golpes, a Caixa recomenda práticas de segurança simples e acessíveis, mas eficazes. Uma das orientações mais destacadas é a alteração periódica de senhas, prática essencial para reduzir o risco de invasão de contas.

A verificação em duas etapas, também recomendada pela Caixa, é outra medida que oferece uma camada extra de segurança e evita o acesso de terceiros. Ao ativar essa funcionalidade, o usuário dificulta significativamente as tentativas de invasão e protege seus dados pessoais.

Para aqueles que se sentem inseguros em relação ao uso do aplicativo, a Caixa oferece alternativas para o recebimento do benefício, permitindo que os beneficiários optem pela melhor forma de acessar o Bolsa Família sem comprometer a segurança. Por exemplo, realizar o saque diretamente em uma agência da Caixa, apresentando um documento oficial com foto, é uma opção simples e segura.

A transferência do benefício para uma conta poupança da Caixa é outra alternativa eficaz, e sem custos adicionais. Com essa opção, o beneficiário pode acessar o valor em terminais de autoatendimento, evitando o uso do Caixa Tem e, portanto, diminuindo os riscos de exposição a golpes.

Veja outros: Caixa Tem alerta sobre Benefícios do Bolsa Família e segurança no aplicativo!

Calendário de novembro do Bolsa Família

Os pagamentos de novembro seguirão o calendário de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). O beneficiário pode verificar a data de liberação de seu benefício pelo próprio aplicativo Caixa Tem. Confira as datas:

Último dígito do NISData de pagamento
118 de novembro
220 de novembro
321 de novembro
422 de novembro
523 de novembro
624 de novembro
727 de novembro
828 de novembro
929 de novembro
030 de novembro

Para se informar com segurança, os beneficiários são incentivados a acessar o calendário no aplicativo Caixa Tem, onde terão acesso aos detalhes sobre o pagamento de forma prática e segura.

Não perca: Seu NIS termina em 9 ou 0? Nova parcela de R$ 678,46 +3 adicionais de até R$ 200,00 podem cair no Caixa Tem

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo