O auxílio extra do BPC está sendo revisado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pelo INSS neste ano. Confira mais detalhes.
O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é destinado aos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Geralmente, ele paga o valor de um salário mínimo aos seus beneficiários, mas algumas pessoas podem receber o auxílio extra.
Em setembro, no entanto, o órgão não vai pagar o auxílio extra. De acordo com o INSS, ele poderá voltar a ser pago em outubro. O benefício convencional não vai ser afetado com o corte. Ou seja, o salário mínimo está garantido aos idosos.
Entender as regras de pagamento do benefício é essencial para evitar surpresas no futuro. Vale mencionar que os pagamentos deste mês serão feitos daqui algumas semanas.
BPC não vai pagar Auxílio Gás em setembro
Idosos que dependem do BPC enfrentam desafios crescentes para assegurar o sustento diário. O benefício é fundamental para pessoas de baixa renda que não conseguem se manter no mercado de trabalho.
A incerteza sobre a continuidade dos pagamentos tem sido um problema crítico para muitos, que veem no BPC uma fonte vital de suporte social.
Por que o Auxílio Gás não será pago?
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Auxílio Gás é um benefício pago a cada dois meses. Além do BPC, ele é concedido aos beneficiários do Bolsa Família.
Vale mencionar que o último pagamento foi em agosto. Então, o próximo só será em outubro. Outro ponto importante é que o valor é, em média, de R$ 100. Cerca de 5,9 milhões podem receber o Auxílio Gás, que é concedido de forma automática.
Vale mencionar que muitos brasileiros têm direito ao benefício, porém a falta de recursos do governo federal faz com que ele seja pago a um número menor de beneficiários. O MDS se baseia em uma lista de prioridades
Leia também:
- BOAS NOVAS! Nova lei aumenta renda de beneficiários do BPC
- MDS divulga NOVOS critérios para a concessão do BPC
- BPC SOB ANÁLISE! Mudanças drásticas podem afetar idosos e contribuintes!
Quem pode receber o Benefício de Prestação Continuada?
O Benefício de Prestação Continuada é um auxílio destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que comprovem baixa renda.
Ele garante um salário mínimo mensal para quem não possui meios de prover o próprio sustento. O programa não exige contribuições previdenciárias prévias, sendo voltado exclusivamente para cidadãos em situação de vulnerabilidade.
Quem pode receber o BPC?
Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda familiar por pessoa seja inferior a um quarto do salário mínimo vigente. Além disso, pessoas com deficiência precisam passar por avaliação médica e social realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O benefício é vital para garantir a subsistência daqueles que não conseguem trabalhar ou se enquadram em critérios de extrema pobreza.
Por que o INSS não paga o décimo terceiro do benefício?
O BPC não gera 13º salário nem deixa pensão por morte para dependentes. Trata-se de um benefício garantido pela LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social). Ou seja, não é um benefício previdenciário e sim de assistência aos que estão em situação de vulnerabilidade.
Apesar disso, é uma forma de assistência contínua que assegura condições mínimas de vida para quem vive em condições precárias. Beneficiários precisam manter seus dados atualizados no Cadastro Único e, em alguns casos, podem ser convocados para revisões periódicas.
Calendário
O BPC é pago de acordo com o último dígito do número de inscrição. Veja o calendário de setembro:
- Final 1 recebe no dia 24 de setembro;
- Final 2 recebe no dia 25 de setembro;
- Final 3 recebe no dia 26 de setembro;
- Final 4 recebe no dia 27 de setembro;
- Final 5 recebe no dia 30 de setembro;
- Final 6 recebe no dia 01 de outubro;
- Final 7 recebe no dia 02 de outubro;
- Final 8 recebe no dia 03 de outubro;
- Final 9 recebe no dia 04 de outubro;
- Final 0 recebe no dia 07 de outubro.