O BPC de setembro já teve as datas de pagamento divulgadas pelo INSS, mas não contará com o auxílio extra. Entenda as regras de pagamento do benefício.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais que não têm condições de prover seu sustento. Ele está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e garante um salário mínimo mensal.
A concessão do benefício não exige contribuição prévia à previdência social, sendo uma política voltada à proteção dos mais vulneráveis. Contudo, é importante estar atento aos critérios de revisão periódica. O governo realiza pente-fino para verificar a manutenção dos requisitos.
Neste mês, um importante auxílio extra do Benefício de Prestação Continuada não será pago aos brasileiros. Dessa forma, muitos se questionam se o corte será definitivo. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se manifestou sobre o caso.
Inscritos no BPC não vão receber o Auxílio Gás; entenda o motivo
O CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) é a base de dados que permite o acesso a benefícios sociais como o Bolsa Família, o BPC e o Auxílio Gás.
Em agosto, o INSS anunciou um extra para os brasileiros que recebem o Benefício de Prestação Continuada. No entanto, esse valor não será pago em setembro.
Trata-se do Auxílio Gás. Compreender as regras do adicional é fundamental para aproveitar todas as oportunidades oferecidas pelo CadÚnico.
Como funciona o Auxílio Gás para os beneficiários do BPC?
O Auxílio Gás é pago junto com o Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada. O valor médio é de R$ 102 e o pagamento ocorre a cada dois meses. Como o último repasse ocorreu em agosto, o próximo será em outubro.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
Nem todos os beneficiários do Bolsa Família ou BPC têm acesso ao Auxílio Gás. O benefício é destinado a famílias em situação de extrema pobreza, conforme a lista de prioridades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
A falta de recursos pode resultar em beneficiários do BPC ou Bolsa Família na lista de espera, mesmo que tenham direito ao benefício.
Leia também:
- BPC SOB ANÁLISE! Mudanças drásticas podem afetar idosos e contribuintes!
- MDS divulga NOVOS critérios para a concessão do BPC
- Insegurança no Pagamento do BPC para Idosos! Confira os detalhes!
Revisão no CadÚnico assusta beneficiários de programas sociais
A recente revisão do CadÚnico visa assegurar que o BPC chegue às famílias que realmente precisam. Apenas quem não se enquadra no critério de renda, de até meio salário mínimo per capita, perderá o benefício.
Inscrição no CadÚnico
Para se inscrever no CadÚnico, procure um CRAS ou órgão responsável pela assistência social em seu município. Leve documentos pessoais e informações sobre a composição familiar e renda. Após a inscrição, você receberá um número de identificação para consulta.
Calendário de Pagamentos
O BPC é pago seguindo a ordem de repasses com base no último algarismo do número de inscrição. Confira o calendário de setembro, sem o Auxílio Gás:
- Final 1 recebe no dia 24 de setembro;
- Final 2 recebe no dia 25 de setembro;
- Final 3 recebe no dia 26 de setembro;
- Final 4 recebe no dia 27 de setembro;
- Final 5 recebe no dia 30 de setembro;
- Final 6 recebe no dia 01 de outubro;
- Final 7 recebe no dia 02 de outubro;
- Final 8 recebe no dia 03 de outubro;
- Final 9 recebe no dia 04 de outubro;
- Final 0 recebe no dia 07 de outubro.
O Benefício de Prestação Continuada corresponde ao teto do INSS. Ou seja, é de um salário mínimo mensal, pago todos os meses aos que estão cadastrados no sistema da autarquia federal.
Para mais informações, basta acessar o site do Instituto Nacional do Seguro Social (https://meu.inss.gov.br/#/login).