NotíciasBolsa Família

Vai começar! Bolsa Família inicia pagamentos nesta quinta-feira (14/11) para ESTES grupos

Milhares de beneficiários do Bolsa Família vão começar a receber os pagamentos a partir desta quinta-feira, após antecipação do governo.

Neste mês de novembro, milhões de brasileiros aguardam a liberação dos pagamentos do Bolsa Família, que terá início no próximo dia 14, quinta-feira. Trata-se de uma antecipação devido ao feriado.

Com um calendário específico que organiza os repasses de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), o benefício busca atender as famílias de forma organizada, garantindo que os recursos cheguem de maneira rápida e segura a quem precisa.

Esse programa, um dos mais importantes no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, garante uma renda básica mensal que pode ser acrescida de valores adicionais dependendo da composição familiar.

Os beneficiários do Bolsa Família começam a receber os pagamentos na quinta-feira.
Os beneficiários do Bolsa Família começam a receber os pagamentos na quinta-feira. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / cadastrounicobrasil.com.br

Quem pode receber o Bolsa Família antecipadamente?

Alguns estados brasileiros têm a possibilidade de antecipar os pagamentos do Bolsa Família quando se encontram em situações específicas de calamidade pública ou emergência. Para que essa antecipação seja possível, o governo federal deve reconhecer oficialmente a situação do município ou estado por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União.

Essa novidade surgiu para suprir as necessidades das regiões afetadas por desastres naturais, como inundações ou secas, onde as famílias enfrentam dificuldades extras e necessitam de recursos com maior urgência.

Atualmente, todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul e 140 municípios do Pará estão autorizados a receber o pagamento antecipado do Bolsa Família para novembro. Esse reconhecimento de emergência facilita o acesso imediato ao benefício, aliviando parte das dificuldades enfrentadas pelas famílias nessas áreas.

No entanto, para outros estados ou municípios obterem essa antecipação, é necessário o pedido formal da situação de emergência e o reconhecimento oficial pelo governo federal.

Saiba mais: R$ 678,60 na conta: 20 milhões de brasileiros vão receber NOVO Bolsa Família nesta semana

Regras para ter acesso ao pagamento

Para receber o Bolsa Família, algumas condições devem ser atendidas, garantindo que o auxílio seja direcionado a quem realmente precisa. As principais regras são:

  • Ter renda mensal familiar de até R$ 218 por pessoa;
  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal;
  • Manter crianças e adolescentes da família matriculados e frequentes na escola;
  • Realizar o acompanhamento pré-natal no caso de gestantes;
  • Manter as carteiras de vacinação dos membros da família atualizadas.

Esses critérios foram definidos para garantir que o benefício seja distribuído a famílias em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento social.

Calendário do Bolsa Família começa dia 14/11

O pagamento do Bolsa Família para novembro segue um cronograma que distribui as datas de acordo com o último dígito do NIS do titular. O calendário é organizado da seguinte forma:

Número final do NISData de pagamento
114 de novembro
218 de novembro
319 de novembro
421 de novembro
522 de novembro
625 de novembro
726 de novembro
827 de novembro
928 de novembro
029 de novembro
Fonte: MDS

Esse calendário permite que cada beneficiário se organize e saiba exatamente quando o valor estará disponível em sua conta, garantindo um acesso tranquilo ao recurso financeiro.

Fique atento: ATENÇÃO: quem tem NIS final 0, 1, 4, 7, 2, 5, 8, 3, 6 e 9 recebem Bolsa Família dobrado e antecipado; confira

Consulta e movimentação do benefício

Os beneficiários do Bolsa Família podem consultar os valores disponíveis e movimentar o benefício de forma prática, utilizando diferentes canais oferecidos pela Caixa Econômica Federal.

Para consultar o saldo e verificar informações do programa, é possível utilizar os terminais de autoatendimento da Caixa, as casas lotéricas e os correspondentes Caixa Aqui, além do aplicativo Bolsa Família, que centraliza todas as informações sobre o benefício.

O valor recebido é depositado em uma conta poupança digital e pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem, que permite realizar compras em estabelecimentos utilizando a função de débito virtual ou QR Code. Além disso, o beneficiário pode sacar o valor em terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Veja outros: De A a Z! 12º pagamento do Bolsa Família CONFIRMADO e cai para TODOS em dezembro; veja

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo