Inscrito no CadÚnico? Você pode GANHAR uma casa novinha do governo; veja como!
Pessoas que se inscrevem no CadÚnico podem ter direito de receberem moradia grátis, mesmo as que vivem sozinhas.
A possibilidade de obter uma moradia própria e sem custos é uma realidade para milhões de brasileiros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Infelizmente, muitos não conhecem essa possibilidade ainda.
Esse benefício é voltado, principalmente, para pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo uma oportunidade única de conquistar uma residência sem a necessidade de arcar com pagamentos. Imagine ganhar uma casa sem desembolsar um centavo?
Desde 2023, novas medidas facilitaram ainda mais o acesso a esse tipo de benefício, o que gerou grande interesse entre os inscritos. No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem os detalhes sobre como participar e quem tem direito à moradia gratuita.
Quais beneficiários podem receber a casa de graça?
O programa habitacional focado nas pessoas inscritas no CadÚnico tem como objetivo principal atender as famílias mais vulneráveis do país. Entre os beneficiários que podem solicitar a moradia gratuita, destacam-se os participantes dos dois maiores programas sociais em vigor: o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O Bolsa Família é destinado a famílias de baixa renda que recebem um complemento financeiro mensal do governo, enquanto o BPC contempla pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade.
Essas famílias, além de estarem inscritas no CadÚnico, têm a vantagem de serem isentas do pagamento das prestações habitacionais, tanto em contratos novos quanto antigos. A regra também abrange aqueles que já quitaram pelo menos 60 parcelas do financiamento, garantindo a moradia sem custos adicionais.
Além disso, a isenção do pagamento foi aprovada pelo Governo Federal e implementada em 2023, abrangendo não só novos contratos habitacionais, mas também aqueles que já estão em vigor. Assim, tanto quem já faz parte do programa quanto novos participantes podem se beneficiar.
Portanto, se você faz parte do Bolsa Família ou do BPC e está inscrito no CadÚnico, tem grandes chances de ser elegível para esse benefício habitacional.
Saiba mais: Do Oiapoque ao Chuí sem pagar NADA: viaje DE GRAÇA com ajuda do CadÚnico todo mês!
Quero participar, como faço?
Para garantir a participação no programa Minha Casa Minha Vida e obter a moradia gratuita, é necessário seguir alguns passos simples. Veja abaixo o que deve ser feito:
- Cadastro na prefeitura: As famílias que se enquadram na faixa 1 do programa devem se dirigir a um posto de atendimento da prefeitura da cidade onde residem. Lá, será realizado o cadastro necessário.
- Envio de dados: A prefeitura se encarrega de enviar os dados dessas famílias para o sistema do CadÚnico, garantindo que o processo de solicitação esteja devidamente registrado.
- Análise da solicitação: Uma vez cadastradas, as famílias terão seus dados analisados, e, caso estejam dentro dos critérios exigidos, serão encaminhadas para dar início ao processo de moradia gratuita.
- Prazo de regulamentação: Para quem já faz parte do programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV), o pedido de isenção pode levar até 30 dias para ser processado após a solicitação.
- Avaliação pela Caixa Econômica Federal: Durante esse período, o pedido das famílias será analisado pela Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pelo financiamento habitacional no Brasil. Após a análise, as cobranças serão suspensas automaticamente para aqueles que se encaixarem nos critérios.
- Conclusão do processo: Mesmo após a aprovação, será necessário comparecer a uma agência bancária da Caixa para concluir os procedimentos de quitação do imóvel. Esse procedimento deve ocorrer dentro de um prazo de até 180 dias após a convocação feita pelo banco.
Seguindo esses passos, as famílias elegíveis poderão garantir sua moradia de forma gratuita e tranquila, aproveitando os benefícios concedidos pelo governo.
Veja outros: Beneficiários do CadÚnico vão ganhar carteira ASSINADA? Governo mandou avisar!