Notícias

Novo empréstimo do Governo: Oportunidade para inscritos no Bolsa família e CadÚnico!

O Governo Federal trouxe uma notícia impactante para os inscritos no Bolsa Família e Cadastro Único com o lançamento do Programa Acredita. Este novo apoio financeiro, desenvolvido em conjunto pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pelo Ministério da Economia, oferece crédito com juros reduzidos.

Anteriormente estabelecido como Medida Provisória, o Acredita agora aguarda apenas a sanção presidencial após aprovação no Congresso, prometendo transformar vidas ao facilitar o acesso a oportunidades econômicas.

O Programa Acredita structura-se em quatro eixos principais, cada um abordando necessidades econômicas distintas e oferecendo suporte focalizado. Desde apoio a negócios emergentes até o fortalecimento do mercado imobiliário com foco em investimentos verdes, o programa visa integrar crescimento econômico e inclusão social.

Esta vasta gama de ações permite que ele se ajuste às diversas realidades vividas por brasileiros em situação de vulnerabilidade.

Bolsa família
Programa Acredita integra Bolsa Família e Cadastro Único com novos empréstimos de até R$ 21 mil-https://cadastrounicobrasil.com.br/

Estrutura do programa Acredita: Quatro eixos de suporte

Este eixo visa auxiliar famílias de baixa renda, trabalhadores informais, pequenos produtores rurais e mulheres. A ação fomenta a inclusão no mercado de trabalho formal e o desenvolvimento do empreendedorismo.

Pessoas podem solicitar até R$ 21.000,0, mesmo sem um negócio ativo, facilitando o contato inicial com o ambiente empreendedor. Além disso, não é necessário ser beneficiário do Bolsa Família para se candidatar ao programa Acredita.

A expectativa é atender cerca de 41 milhões de famílias cadastradas no CadÚnico. A ausência de fiador ou qualquer garantia é uma das razões pelas quais o programa se destaca por sua inclusão e acessibilidade.

Leia também:

ProCred 360 e desenrola pequenos negócios

O ProCred 360 é dedicado a empreendedores não assistidos pelo Pronampe, oferecendo financiamento vantajoso com taxas mais acessíveis.

Este programa inclusive destaca a prioridade para empresas lideradas por mulheres, que são incentivadas com maiores limites de financiamento em reconhecimento ao selo Mulher Emprega Mais. Já no Desenrola Pequenos Negócios, estão abrangidas MEIs e microempresas com dívidas ativas de longa data.

Focado em renegociação de dívidas, oferece condições vantajosas, incluindo descontos significativos de 40% a 90% e prazos estendidos, permitindo que negócios retornem à formalidade de forma estrutural e sustentável.

Regiões atingidas e expansão do programa

Os primeiros estados a receberem os benefícios do Acredita no Primeiro Passo são do Norte e Nordeste, juntamente com Minas Gerais, através de instituições como o Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.

As documentações já foram assinadas e a expectativa é que Brasília, no Centro-Oeste, seja a próxima região a oficializar o início das operações. Embora os bancos federais ainda aguardem a sanção presidencial para iniciar atividades, a base para avanços futuros do programa já foi estabelecida.

Além disso, o programa conta com a criação de um fundo garantidor específico, permitindo que os bancos ampliem suas concessões de crédito.

O crescimento desse acesso ao crédito não apenas fortalece a economia local dos municípios abrangidos, mas também impulsiona o desenvolvimento social, ao facilitar o ingresso de pessoas vulneráveis em atividades econômicas formais.

Como o acredita influencia o Bolsa Família

Ao integrar o programa Acredita aos cadastrados do Bolsa Família, o governo busca fomentar uma ruptura no ciclo de pobreza. Ao oferecer instrumentos de crédito adequados, pretende-se que os participantes desenvolvam habilidades de gestão e adquiram experiência necessária para garantir um futuro mais estável.

Os programas interligados demonstram uma abordagem inovadora de política social ao vincular financiamento a educação e empreendedorismo. Por fim, o Acredita oferece uma plataforma através da qual muitos brasileiros poderão atingir novos patamares profissionais.

Tal suporte financeiro, agora aliado a outros benefícios sociais, promete proporcionar êxito e transformação social significativa. O impacto de um programa como este tem o potencial de melhorar a vida de milhões de brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo