Lula confirma SUSPENSÃO de benefício em agosto
O benefício será suspenso em setembro, mas pode voltar a ser pago em outubro, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social. Entenda.
O presidente Lula confirmou a suspensão de um benefício social em agosto, gerando grande repercussão. A decisão impactará diretamente milhares de beneficiários em todo o país.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no entanto, não há necessidade de preocupação. A pasta afirma que o pagamento poderá ser retomado em outubro.
Vale mencionar que os brasileiros podem receber o auxílio, caso se inscrevam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Entender as regras do programa é essencial para aproveitar todas as oportunidades.
Auxílio Gás não será pago em setembro, mas benefício pode ser retomado em outubro
O Auxílio Gás, um benefício essencial vinculado ao CadÚnico, não será pago em setembro. A suspensão temporária gerou apreensão entre os beneficiários que dependem desse recurso para complementar a renda.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome confirmou que o pagamento do Auxílio Gás voltará a ser realizado em outubro. A pausa em setembro é parte da periodicidade do benefício, que é distribuído a cada dois meses.
Qual é o valor do Auxílio Gás?
O valor do Auxílio Gás é ajustado periodicamente pela Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural (ANP), e depende da média dos preços do gás nos últimos seis meses. Em agosto, o auxílio foi de R$ 102, e será atualizado para o próximo pagamento em outubro.
Como funciona o pagamento do benefício?
Os pagamentos do Auxílio Gás são realizados pela Caixa Econômica Federal através do Caixa Tem. (https://www.caixa.gov.br/caixatem/Paginas/default.aspx).
O benefício é destinado aos inscritos no Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuada (BPC), com o calendário de pagamento variando conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
Quem pode receber o Auxílio Gás?
Para ser elegível ao Auxílio Gás, é necessário estar inscrito no CadÚnico e ter uma renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo. Famílias com membros que recebem o BPC/LOAS também podem ser beneficiadas.
Como consultar a elegibilidade?
A consulta ao Auxílio Gás pode ser feita pelos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família, utilizando o CPF do responsável familiar. É possível verificar a elegibilidade e optar pelo saque digital ou em espécie.
Leia também:
- Surpresa! CRAS Anuncia Benefícios Incríveis para 2024
- Atenção! Bloqueios no Bolsa Família de Setembro: Veja se você está em risco!
- URGENTE! Parcelas do Bolsa Família e auxílio gás são antecipadas
Como se inscrever no Auxílio Gás?
A inscrição no Auxílio Gás é automática através do CadÚnico. Para se inscrever no CadÚnico, é necessário procurar uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
Vale mencionar que nem todos os beneficiários do Bolsa Família e BPC recebem o benefício devido à limitação de recursos. Aqueles que não recebem o auxílio podem estar na lista de espera, aguardando a disponibilidade de fundos para novos pagamentos.
Calendário de pagamento
Veja o calendário do benefício em agosto:
- NIS terminado em 1: pagamento em 19 de agosto;
- NIS terminado em 2: pagamento em 20 de agosto;
- NIS terminado em 3: pagamento em 21 de agosto;
- NIS terminado em 4: pagamento em 22 de agosto;
- NIS terminado em 5: pagamento em 23 de agosto;
- NIS terminado em 6: pagamento em 26 de agosto;
- NIS terminado em 7: pagamento em 27 de agosto;
- NIS terminado em 8: pagamento em 28 de agosto;
- NIS terminado em 9: pagamento em 29 de agosto;
- NIS terminado em 0: pagamento em 30 de agosto.