NotíciasAuxílio Gás

Inscritos no CadÚnico temem ficar SEM o Auxílio Gás; veja quem está na mira do governo

A revisão do CadÚnico assusta brasileiros que recebem o Auxílio Gás. Ministério do Desenvolvimento Social já se pronunciou sobre o tema.

O CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) é um banco de dados que garante o acesso a benefícios sociais, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás. Com a revisão anunciada pelo governo, muitos temem ficar sem os benefícios. 

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no entanto, afirmou que não serão todos os beneficiários que terão o Auxílio Gás cortado. A ideia do órgão é verificar quem não se enquadra nas regras e priorizar as famílias que mais precisam de apoio.

Inscritos no CadÚnico temem ficar SEM o Auxílio Gás; veja quem está na mira do governo
Entenda os riscos de corte do Auxílio Gás para inscritos no CadÚnico – Foto: Jeane de Oliveira

Todos os inscritos no CadÚnico podem receber o Auxílio Gás? Entenda as regras do programa

Em primeiro lugar, é necessário entender como funciona o Auxílio Gás. O pagamento é realizado na poupança social digital do Caixa Tem, em conjunto com o Bolsa Família, facilitando o acesso ao benefício. 

Quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também pode ter acesso ao Vale Gás. O valor é de, em média, R$ 102. O pagamento é feito a cada dois meses, junto com o Bolsa Família ou BPC. 

Para se manter no benefício, é crucial que os dados estejam atualizados no CadÚnico. Assim, o MDS saberá que a família atende aos critérios do programa e evitará o corte.

Todos que recebem o Bolsa Família ou BPC podem sacar o Auxílio Gás?

Não. Segundo o MDS, o Vale Gás é um benefício criado para ajudar os brasileiros em situação de extrema pobreza. Portanto, para ter acesso, é preciso estar na lista de prioridades, elaborada pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). 

Vale mencionar que a entrada no benefício é automática, assim que o brasileiro passa a receber o Bolsa Família ou BPC. Atualmente, muitas pessoas estão aptas para o Auxílio Gás, mas não o recebem por falta de recursos. 

A revisão do CadÚnico existe justamente para que o governo entenda quais são as famílias mais necessitadas, garantido que o benefício chegue a quem mais precisa. 

Para movimentar os valores, as famílias precisam ter o aplicativo Caixa Tem instalado em seus dispositivos móveis (https://www.caixa.gov.br/caixatem/Paginas/default.aspx).

Como se inscrever no Cadastro Único?

Para se inscrever no CadÚnico, você deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social ou um órgão responsável pela assistência social em seu município. 

Ao chegar, leve documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e informações sobre a composição familiar e a renda de todos os membros da casa. 

Um atendente irá ajudar a preencher o formulário e coletar as informações necessárias. Após a inscrição, você receberá um número de identificação e poderá consultar sua situação no CadÚnico.

Confira o calendário de agosto

A seguir, é possível conferir o calendário do Bolsa Família e Auxílio Gás de agosto:

  • NIS terminado em 1: pagamento em 19 de agosto;
  • NIS terminado em 2: pagamento em 20 de agosto;
  • NIS terminado em 3: pagamento em 21 de agosto;
  • NIS terminado em 4: pagamento em 22 de agosto;
  • NIS terminado em 5: pagamento em 23 de agosto;
  • NIS terminado em 6: pagamento em 26 de agosto;
  • NIS terminado em 7: pagamento em 27 de agosto;
  • NIS terminado em 8: pagamento em 28 de agosto;
  • NIS terminado em 9: pagamento em 29 de agosto;
  • NIS terminado em 0: pagamento em 30 de agosto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo