É verdade que o governo CANCELOU o Auxílio Gás em 2024? Entenda
Na última semana, muitos brasileiros ficaram preocupados com a possibilidade de corte total do Auxílio Gás. O governo se manifestou sobre o assunto.
O começo de agosto tem sido bem preocupante para inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Acontece que existe o risco de corte de benefícios, como o Auxílio Gás.
A notícia foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), após o governo anunciar um corte de gastos.
Vale mencionar que além do benefício do gás, outros benefícios estão na mira de Lula, como o BPC e Farmácia Popular.
Governo vai cortar Auxílio Gás, mas benefício não deve deixar de ser pago; entenda
O programa Vale-Gás representa um suporte fundamental para as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade, assegurando que a atividade de cozinhar não se torne um peso financeiro.
Em agosto de 2024, o programa anunciou o pagamento de R$ 102,00, refletindo ajustes devido à inflação e ao aumento dos preços dos combustíveis. Além do mais, o governo pode realizar um pente-fino do programa.
Quem pode receber o Auxílio Gás?
Os pagamentos do Vale-Gás, realizados pela Caixa Econômica Federal por meio do aplicativo Caixa Tem, são feitos bimestralmente.
A programação de pagamento varia conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário, oferecendo uma estrutura clara para o recebimento do auxílio. Vale destacar que o benefício é destinado aos beneficiários do Bolsa Família e BPC.
Confira o calendário:
- NIS final 1: 17 de agosto
- NIS final 2: 18 de agosto
- NIS final 3: 19 de agosto
- NIS final 4: 22 de agosto
- NIS final 5: 23 de agosto
- NIS final 6: 24 de agosto
- NIS final 7: 25 de agosto
- NIS final 8: 26 de agosto
- NIS final 9: 29 de agosto
- NIS final 0: 30 de agosto
Critérios de elegibilidade
Para ser considerado elegível ao Vale-Gás, é necessário estar registrado no CadÚnico, possuir uma renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo, e a renda total da família não deve exceder três salários mínimos.
Além disso, famílias com membros beneficiários do BPC/LOAS também estão entre os elegíveis.
Como consultar?
A verificação da elegibilidade do Auxílio Gás pode ser realizada de maneira simplificada por meio dos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família.
Utilizando o CPF do responsável familiar, os beneficiários podem confirmar o acesso ao benefício, que oferece opções flexíveis de saque, tanto digitalmente quanto em espécie. Para mais informações, acesse: https://www.caixa.gov.br/caixatem/Paginas/default.aspx.
Leia também:
- Zero preocupação! Vale gás é distribuído para estes NIS, confira
- Inscrito no Bolsa Família? Veja as boas e más notícias para este benefício!
- Beneficiário do Bolsa Família? Veja datas importantes do programa!
O governo vai deixar de pagar o benefício?
Não. Na verdade, o MDS anunciou um corte no Auxílio Gás, o que significa que algumas pessoas podem deixar de receber o pagamento. No entanto, a medida só vai atingir quem está inscrito de forma irregular.
Ou seja, quem se enquadra nos critérios mencionados anteriormente, não vai perder o acesso ao Vale-Gás.
Como se inscrever?
A inscrição é feita pelo CadÚnico. Para tal, é necessário procurar uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). É um cadastro por família. O representante familiar deve ser maior de 16 anos e, preferencialmente, do sexo feminino.
Vale mencionar que o Vale-Gás é pago, de forma automática, aos beneficiários do Bolsa Família e BPC. Mas, nem todos que recebem os benefícios têm acesso ao auxílio do gás. A escolha é feita com base em uma lista de prioridades do CRAS.
Por fim, para diminuir as chances de cancelamento do benefício, é essencial que o brasileiro mantenha seus dados do CadÚnico atualizados.
Calendário de agosto
- NIS terminado em 1: pagamento em 19 de agosto;
- NIS terminado em 2: pagamento em 20 de agosto;
- NIS terminado em 3: pagamento em 21 de agosto;
- NIS terminado em 4: pagamento em 22 de agosto;
- NIS terminado em 5: pagamento em 23 de agosto;
- NIS terminado em 6: pagamento em 26 de agosto;
- NIS terminado em 7: pagamento em 27 de agosto;
- NIS terminado em 8: pagamento em 28 de agosto;
- NIS terminado em 9: pagamento em 29 de agosto;
- NIS terminado em 0: pagamento em 30 de agosto.