Não precisa desligar o freezer de madrugada! Governo garante até 100% off na conta de luz, confira
Se há uma coisa que os brasileiros gostam de fazer é economizar nas contas da casa, principalmente, naquelas fixas, como é o caso da conta de luz. Para isso, é comum que muitos deles acabam optando por desligar algum eletrodoméstico durante certos períodos para ajudar na economia. Todavia, graças a esta super medida do Governo, não será mais preciso fazer isso. Confira como obter até 100% de desconto na conta de luz ainda hoje.
Quais os primeiros passos?
Os primeiros passos para obter o desconto é bem simples: ter cadastro ativo no Cadastro Único, a base de dados em questão é conhecida como o passaporte para os demais programas sociais que há no território nacional.
Para efetuar o Cadastro no CadÚnico, é preciso ter mais de 16 anos e ser, preferencialmente, uma mulher. Após isso, basta reunir os documentos de todos os membros da residência e ir até uma unidade do CRAS efetuar a inscrição.
Vale lembrar que através da simples inscrição no CRAS, alguns repasses são liberados na hora, no caso, benefícios, um deles é o desconto na conta de energia, mas também é possível citar outros, como a isenção em concursos públicos.
Caso você não saiba onde encontrar uma unidade do CRAS em sua região, basta acessar o site MOPS, através dele, é possível encontrar, basta entrar e após isso informar o seu endereço e todos os CRAS da região irão aparecer, ao clicar em cima, é possível obter o número e endereço.
Sobre o desconto na conta de energia
Os descontos em questão são concedidos através da Tarifa Social de Energia Elétrica, popularmente chamada de “baixa renda na energia”. Através do programa é possível que o Governo conceda inúmeros descontos na conta de energia dos brasileiros.
Uma observação importante é que os descontos não são fixos, eles podem variar bastante, indo de 100% até 0% em determinados casos. Mas já é uma grande ajuda para os brasileiros que querem economizar.
Para ter direito ao benefício, é preciso fazer parte de um dos três grupos a seguir:
- Famílias inscritas no CadÚnico com a renda de até R$ 706;
- Idosos com 65 anos ou mais que façam parte do BPC;
- Famílias inscritas no CadÚnico com renda de até 3 salários e em sua casa tenha algum membro que precise de tratamentos cujo funcionamento precise de energia elétrica.
Uma vantagem que surgiu foi o fato do benefício agora ser concedido de modo automático, ou seja, ao enquadrar-se dentro do benefício, o Governo já concede todos os descontos em questão. Anteriormente, era necessário ir até a companhia de energia elétrica efetuar a solicitação.
Confira a tabela de descontos
Para consumidores da subclasse de baixa renda (B1), há um desconto progressivo na tarifa de energia elétrica, de acordo com a faixa de consumo mensal:
- Para consumo de 0 a 30 kWh, o desconto é de 65%.
- Para consumo de 31 kWh a 100 kWh, o desconto é de 40%.
- Para consumo de 101 kWh a 220 kWh, o desconto é de 10%.
- Para consumo acima de 221 kWh, não há desconto.
Agora, há uma tabela específica para os Quilombolas e Indígena
- Para consumo de 0 a 50 kWh, o desconto é de 100%.
- Para consumo de 51 kWh a 100 kWh, o desconto é de 40%.
- Para consumo de 101 kWh a 220 kWh, o desconto é de 10%.
- Para consumo acima de 221 kWh, não há desconto.
Leia também:
- Idosos podem ativar HOJE grande desconto neste boleto; economia pode chegar a 100%
- Aprenda HOJE (03/06) a RESGATAR descontos automáticos na conta de luz, confira
- Ainda bem que a TSEE existe! Garanta até 100% off nesta conta HOJE
Então, há certos brasileiros que podem obter descontos de até 100% na conta de energia. Mas sempre é importante economizar, para que os valores cobrados pelas companhias elétricas sejam menores, confira algumas dicas:
Sempre ao sair do ambiente, desligue todas as luzes e tire os eletrodomésticos da tomada, claro, aqueles que possibilitam isso. Além disso, ao passar roupas, use o ferro logo nas roupas mais grossas, após isso, desligue-o da tomada e comece a passar as roupas finas.
Com as dicas anteriores, é possível obter ainda mais descontos. Lembrando, este é apenas um dos inúmeros benefícios que os brasileiros podem conseguir através do CadÚnico e pelo menos no caso da Tarifa Social de Energia Elétrica, para sempre tê-la, basta manter os dados cadastrais atualizados. E caso queira aprender mais sobre o uso eficiente de energia, confira este vídeo: